Enfim, junto com o ultra-som fiz o papanicolau(bobeada feia minha, fiquei dois anos sem fazer.). A médica notou alguma anomalia. Marcou outro pra fazer dali a três meses. Passado os três meses, faço outro, mesmo resultado. Então a médica suspeita de HPV, e faço uma coletagem na mesma hora pra um exame mais profundo.
Quando chega o resultado, a bomba: terei que fazer uma conização.
No Brasil todas falam de CIN I, II, III, aqui sinceramente eu não sei, eles não dão muito os nomes aos bois(não sei se por sermos estrangeiros, por mais que meu marido e tradutor entenda perfeitamente, ou se é só porque aqui é o Japão.) Mas ela me explicou o seguinte:
"Todo o corpo humano é formado por células, quando elas estão saudáveis elas são nível 1. Se elas adoecem aí tem os níveis 2, 3, 4 e 5, sendo esta última, câncer." O meu foi descoberto lá pelo nível 3 caminhando pro 4, então tenho certeza que você entende minha preocupação. No mesmo dia foi marcada a cirurgia.
Eis o processo:
Enternei dia 6-10 pela manhã, e fiquei o dia inteiro sem ter o que fazer lá no hospital. Mais pro finalzinho da tarde a enfermeira veio me chamar para depilar. XP Às nove da noite tomei um remédio para prisão de ventre(é isso mesmo!) e depois...cama! Nada de sólidos descendo pela garganta a partir de agora, somente chá e água.
No dia seguinte logo cedo começou: Ir ao banheiro(óbvio, tomando remédinhos sendo que meu intestino funciona muito bem, obrigada!) e a partir das 6 da manhã, nada de líquidos também!
A seguir, lavagem intestinal(eu sei, gente, não vou entrar em detalhes, prometo!!!) e um banho. Lá pelas 10 horas, soro na veia. Sem contar que teve que ter a segunda tentativa, porque minhas veias sempre foram difíceis de achar, mesmo pra tirar sangue, imagine a agulha enorme do soro! Aff...
À uma fui andando até a sala de cirurgia, já morreeeeeeendo de medo(tenho horror a hospital, agulhas, etc...) A anestesia foi a Raqui, doeu horrores, mais do que imaginei. Mas depois, óbvio, não senti mais nada. A conização foi super-rápida, graças a Deus, foi dois pedacinhos mínimos que tiraram de mim. Fui pro quarto já na cama.
Gente, aqui um detalhe, nunca havia feito uma cirurgia antes, em nenhum lugar do mundo, então não tenho como comparar - poderia ter perguntado, mas não me lembrei depois - como música de fundo, além dos pi-pi-pis das máquinas estava tocando BackStreetBoys! Foi bastante consolador, algo em que me concentrar, uma vez que a anestesia não foi geral...rs
Enfim, foram horas deitada na mesma posição, sem poder me levantar, com um tubinho pro meu pipi sair - hihi - bem, agora eu posso rir, mas na hora...
Depois que a anestesia passou começaram as dores, quase como cólicas, mas o que mais doeu foram as costas! Nunca ouço ninguém falar dessa parte então aqui vai: Essas anestesias doem mais do que tudo! Sem poder me mexer, minhas costas foram pro saco!
Pulando essa parte, no dia seguinte, andar um pouquinho, comida mole - eca!- e muitas idas ao banheiro(devido ao bendito soro). Só saí do hospital no dia seguinte!
Então as dores de cabeça-que tanto insistentemente as nurses viviam perguntando pra mim se tinha - deram o ar da sua graça! Por enquanto, só na base do analgésico ou ficar deitada mesmo, pra não doer.
Enfim, havia lido anteriormente que todas que fazer conização a laser são realizadas em ambulatório e todas vão embora no mesmo dia ou no máximo no dia seguinte....aqui no Japão foi diferente. Não sei se porque o meu foi com eletrocautério, ou porque é no Japão, ou devido ao nível....ou tudo junto. Só sei que não foi tão fácil como imaginei. A recuperação, porque a conização em si foi muuuito rápida, simples, e eu não sangrei quase nada, graças a Deus(de novo!)
Bom, quem tiver que fazer, esteja onde estiver, tenha em mente que é simples, necessária, e é pra sua própria saúde.
Estou ultrapassando meu limite - de novo - então fico por aqui, mas amanhã com certeza estarei de volta!
Cuidem-se meninas, um grande beijo.
Daniele Ogata
Nenhum comentário:
Postar um comentário